Hélice Segmentada Pesquisa USP

ESTACA HÉLICE SEGMENTADA É IGUAL A HÉLICE CONTÍNUA

Hélice segmentada USP

Esta é a conclusão, conforme os ensaios realizado pela USP em 2008 matéria da USP sobre a equiparação da estaca hélice segmentada com a estaca hélice contínua.

Dissertação de Mestrado Autor Mucheti, Alexsander Silva

(Catálogo USP) Nome completo Alexsander Silva Mucheti

Unidade da USP Escola Politécnica Área do Conhecimento Engenharia Geotécnica

Data de Defesa 2008-12-10 Orientador Massad , Faiçal , (Catálogo USP)Título em português

Estacas hélice segmentada:

Execução, verificação, de integridade e estudo do comportamento Palavras-chave em português: Estacas; Estacas hélice contínua e ômega; Fundações(engenharia); Geotecnia. Resumo em português. O trabalho apresenta o histórico e o desenvolvimento dos equipamentos de estacas hélice segmentada, que surgiram no ano de 2002. Atualmente já existe um número representativo de equipamentos em operação no mercado, confirmando a boa aceitação do processo pelo meio técnico. São detalhados os aspectos executivos deste tipo de fundação e investiga-se o risco de sua execução no aspecto operacional, no que se refere à integridade da estaca. Caso não sejam observados padrões ou regras adequadas pelas empresas executoras.

Foram executados ensaios de integridade (PIT) em 10 estacas hélice segmentadas. Instaladas em São Bernardo do Campo SP. Com particularidades executivas diversificadas. E em terreno com características distintas, que permitiram verificar a confiabilidade dos gráficos de monitoração da perfuratriz. Ainda neste trabalho, apresenta-se resultado de prova de carga instrumentada, feita numa estaca hélice segmentada de 30 cm de diâmetro e 12 m de comprimento. Instalada no Campo Experimental de Fundações e Mecânica dos Solos da UNICAMP.

As estaca foram submetida a carregamentos lento e rápido, estáticos e à compressão, e seus resultados são comparados com os de provas de carga em estacas tipo hélice contínua. Do mesmo comprimento, feitas anteriormente no local. Ao término, apresentam-se algumas recomendações baseadas na pesquisa e no acompanhamento de obras, podendo-se assim, avaliar padrões de boa e má execução.