Estaca Hélice Contínua Monitorada – A. Lopes estacas

Estaca Hélice Contínua Monitorada

A Estaca Hélice Contínua Monitorada é ideal para estacas que serão realizadas em solos com presença de lençol freático. A utilização da estaca hélice é usada para substituição com grande vantagens, de estacas do tipo strauss ou pré-moldada. As quais oferecem problemas de interferências nas obras vizinhas. E a Hélice Contínua não cria impactos e nem vibrações, com a execução mais rápida apresentado um melhor custo beneficio .

 

Painel da estaca hélice monitorada

 

As fundações com hélice contínua monitorada, consistem na perfuração do solo através de um trado com um tubo central vazado condutor de concreto, Com lâminas helicoidais em movimentos rotativos até a profundidade desejada e especificada no projeto da construção, no qual desloca a terra para a superfície.

 

Ao encerrar-se a perfuração dá-se início a concretagem da hélice contínua. Ainda com o trado dentro da estaca, o que impede a água do solo de emergir. Através da bomba de concreto, injeta-se o concreto pelo tubo central para dentro da estaca, que por meio do tubo central que é liberado saindo inferior na ponta inferior.

 

Ao passo que o concreto vai sendo injetado sobe, o trado é retirado lentamente, até que se alcance a superfície, garantindo a ausência de terra, água ou barro no interior da estaca. Retira-se o excesso de concreto até a cota de arrasamento da cabeça da hélice contínua, mantendo-se a ausência de barro na estaca.

 

Colocação das ferragens

Em seguida coloca-se a ferragem e a mesma estará pronta. Já o cliente estará satisfeito, com a agilidade do deste processo.

Segurança e rapidez, esse é um bom resumo para essa técnica de fundações de solos. A produção média diária de estaca hélice contínua é de 200 metros.

A eficiência de carga deste tipo de estaca conforme a NBR 6122/1996: (250 mm Ø carga admissível  35 tf ) (300 mm Ø carga admissível 45 tf ) – (350 mm Ø carga admissível  60 tf ) – (400 mm Ø  carga admissível 80 tf ) .