Estaca Hélice Contínua

estaca Hélice Contínua

Hélice continua pequeno porte1 - Estaca Hélice Contínua A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada “in loco”, cuja perfuração consiste na introdução por rotação e pressão, de um trado helicoidal no terreno (com tubo vazado central para condução de do concreto) até a profundidade pré-determinada no projeto de fundações. Finalizada a perfuração, o concreto é injetado através do tubo central, com a retirada do trado é substituído assim simultaneamente, por concreto o material retirado.

A execução da Estaca Hélice Contínua permite maior rapidez na conclusão do estaqueamento. Portanto tendo como principal característica o monitoramento eletrônico através do computador de bordo. Porque este da condições de (controle de profundidade, velocidade de rotação e de descida do trado na perfuração, registro torque do equipamento, controle de pressão da concretagem, velocidade de subida do trado e sobre consumo de concreto) e ausência de vibrações no solo local evitando assim problemas com as edificações já existentes vizinhas à obra. De forma que segurança e tranquilidade a todos os proprietários construtores e vizinhanças em geral.

 

Vantagens da Estaca Hélice Contínua de Pequeno porte

  • O equipamento perfura até 16 metros e é relativamente pequeno, facilitando o transporte em grandes centros urbanos. Porque é de um peso menor não exige muita compactação do terreno e também a grande mobilidade. Portanto proporciona agilidade nas manobras com segurança, promovendo assim uma alta produtividade adiantando a obra.
  • Alta produtividade comparada a outros tipos de estacas de fundação. E alta capacidade de carga, Não gera vibrações no terreno.
  • Conta com monitoramento eletrônico em toda a sua execução, controlando a profundidade, a inclinação e verticalização do trado helicoidal, velocidade de rotação e avanço do trado, dentre outros. Podem ser executadas acima ou abaixo do lençol freático.
  • Penetra camadas resistentes do solo

Montagem do equipamento de Hélice contínua

  • Macete 01: A própria equipe que executa as estacas monta o equipamento e demora, em média, dois dias.
  • Macete 02: A própria equipe que executa as estacas monta o equipamento pequeno porte demora, em média, duas horas.
  • A Estaca Hélice Contínua é uma das fundações mais utilizadas no Brasil atualmente devido a sua versatilidade e praticidade.

 

Cortina de estaca hélice contínua ou segmentada

cortina de estaca helice continua - Estaca Hélice Contínuacortina de estaca hélice contínua ou segmentada é utilizada na construção civil para a contenção do terreno, que tenha a presença de água ou lençol freático e pode ser utilizada para receber as cargas estruturais da construção.

A utilização de uma cortina de estacas hélice em uma contenção proporciona um melhor aproveitamento de espaço, visto que as estacas ocuparão em sua maior parte espaço periférico subterrâneo.

 

VANTAGENS DE SE UTILIZAR A CORTINA

 

O uso da cortina de contenção com estaca em obras. Portanto é recomendado, pois este tipo de escavação não produz vibrações e não afeta as obras vizinhas;

As estacas escavadas ou hélice contínua executadas justapostas. Portanto é excelente forma de Substituir as paredes de arrimo nas contenções do solo;

A estaca hélice segmentada deve ser usada em terreno com presenças da água (lençol freático);

Para certos tipos de terreno, é necessário que a cortina de estacas hélice segmentada seja instalada com certa inclinação. Essa instalação inclinada somente é possível na cortina de estacas hélice segmentada;

A cravação da cortina de estaca hélice segmentada é feita por meio de um processo de rotação. Permitindo que as estacas penetrem com maior facilidade o solo e minimizando as vibrações. Evitando assim os riscos de se causar futuras erosões e mantendo o solo compacto;

Estaca Hélice Contínua Monitorada

 

estaca helice continua monitorada painel - Estaca Hélice ContínuaAssim a Estaca Hélice Contínua Monitorada é ideal para  estacas que serão realizadas em solos com presença de lençol freático.

A utilização da estaca hélice é usada para substituir, com grandes vantagens, estacas do tipo Strauss ou pré-moldada, as quais oferecem problemas de interferências em obras vizinhas.

Portanto a Hélice Contínua Monitorada não cria impactos e nem vibrações  tem a execução mais rápida. Apresentando um ótimo custo-benefício.

As fundações com hélice contínua monitorada consistem na perfuração do solo através de um trado com um tubo central, vazado condutor de concreto.

Assim com lâminas externas helicoidais em movimentos rotativos até a profundidade desejada e especificada no projeto da construção, no qual desloca a terra para a superfície.

Ao encerrar-se a perfuração dá-se início a concretagem da hélice contínua. Ainda com o trado dentro da estaca, o que impede a água do solo de emergir.

Porque através da bomba de concreto, também se injeta o concreto pelo tubo central para dentro da estaca, que é liberado na ponta inferior. Substituindo de imediato o material escavado pelo o concreto.

Ao passo que o concreto vai sendo injetado, o trado é retirado lentamente, até que se alcance a superfície.

Garantindo assim a ausência de terra, água ou barro no interior da estaca. Retira-se o excesso de concreto até a cota de arrasamento da cabeça da hélice contínua, mantendo-se a ausência de barro na estaca.

 

Colocação das ferragens

Em seguida coloca-se a ferragem e a mesma estará pronta. O cliente ficará satisfeito, com a agilidade do deste processo, segurança e rapidez.

Esse é um bom resumo para essa técnica de fundações de solos. A produção média diária de estaca hélice contínua é de 200 metros.

A eficiência de carga deste tipo de estaca conforme a NBR 6122/1996: (250 mm Ø carga admissível 35 tf) – (300 mm Ø carga admissível 45 tf) – (350 mm Ø carga admissível 60 tf) – (400 mm Ø carga admissível 80 tf)

 

A A. Lopes Estacas iniciou a suas atividades com a execução de estacas em 1986, e hoje possui equipamentos modernos, qualificados nos quais foram providos constantes melhorias de desempenho, para a execução da Estaca Hélice Contínua e Hélice segmentada. Para assim trazer aos seus clientes, uma execução segura e adequada para vários tipos de solos e profundidades, assegurando assim, a qualidade de sua prestação de serviços.

A estaca hélice contínua, tem sido uma das melhores opções dentro do segmento de fundações na construção civil, principalmente em terrenos com presença de lençol freático. Porque atualmente a perfuratriz estaca hélice é o melhor equipamento com alta qualidade e tecnologia à disponibilidade no mercado.

E esta é razão porque se torna cada vez aumenta mais o uso da hélice contínua nas obras. São produtos de qualidade que necessitam de mão de obra especializada. De forma que levarão o trabalhador executar a fundação com maior agilidade e qualidade no canteiro de obras.

O equipamento de estaca hélice continua garante maior eficiência nas obras e maior economia de tempo, pois com ela podemos contar com uma maior capacidade de carga pela qualidade da estaca, o que gera perfurações de profundidade adequada com maior facilidade. Ela apresenta maior produtividade no canteiro de obras.

As empresas que executam a estaca hélice contínua garantem as melhores soluções, com baixo nível de ruído, quando há algum tipo de restrição relacionada aos impactos sonoros e as vibrações causadas por equipamentos de bate estaca.